A CAUSALIDADE DO DEUS ARISTOTÉLICO: A PROPÓSITO DA INTERPRETAÇÃO DE ENRICO BERTI A RESPEITO DO PRIMEIRO MOTOR IMÓVEL
DOI:
https://doi.org/10.20911/21769389v41n130p173-200/2014Palavras-chave:
Primeiro motor imóvel, causalidade, Aristóteles, Enrico Berti.Resumo
Em contraposição a Enrico Berti, este artigo defende a interpretação tradicional de que o primeiro motor imóvel é a causa final da primeira esfera celeste. O artigo está dividido em 6 partes: (i) Apresentamos uma síntese da posição de Enrico Berti, tomando-se por base seus artigos a respeito do assunto em 1997 e 2002. (ii) Traz-se à discussão a compreensão que Aristóteles tem a respeito do movimento circular, a partir de duas passagens da física. Para Berti, o movimento da primeira esfera dificulta a compreensão a respeito dela e do primeiro motor imóvel, (iii) Tomamos em consideração Ética Eudêmia I, 8 enquanto afirmação aristotélica de que nenhuma coisa imóvel pode ser "prática", (iv) Enfocando Metafísica XII, 7, observaremos que Berti não levou em conta uma passagem de De sensu et sensibilibus para interpretar este texto da Metafísica, (v) Ao contrário de Berti, veremos que De caelo II 12 se contrapõe à sua posição, (vi) Apresentaremos por fim a conexão entre a causalidade final e causalidade eficiente do primeiro motor imóvel. Com o apêndice, trazemos uma tradução das listas paralelas de De caelo II 12.
ABSTRACT: In contraposition to Enrico Berti, this article defends the traditional interpretation of the first unmoved mover is the ultimate cause of the first celestial sphere. The article is divided into 6 parts: (i) present a summary of the Enrico Berti position, taking as a basis Articles on the subject in 1997 and 2002. (ii) brings to the discussion understanding that Aristotle has about the circular motion, from two physical passages. To Berti, the first ball movement difficult to understand about it and the first unmoved mover, (iii) We consider Ethics Eudêmia I, 8 while Aristotelian claim that no immovable object can be "practical", (iv) Focusing on Metaphysics XII, 7, observe that Berti did not take into account a sensu de passing et sensibilibus to interpret this text of Metaphysics, (v) Unlike Berti, we see that de caelo II 12 is opposed to their position, (vi) will present by end to end connection between causality and efficient causality of the first unmoved mover. With the appendix, we present a translation of parallel lists of De caelo II 12.