CIÊNCIA E FÉ NA ALTA ESCOLÁSTICA: MEDIAÇÃO OU CONTRADIÇÃO?

Autores

  • Rogério Miranda de Almeida PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)
  • Irineu Letenski FASBAM (Faculdade São Basílio Magno)

DOI:

https://doi.org/10.20911/21769389v45n142p307/2018

Palavras-chave:

Ciência. Fé. Razão. Revelação. Abelardo. Tomás de Aquino / Science. Faith. Reason. Revelation. Abelard. Thomas Aquinas

Resumo

Resumo: O objetivo principal destas reflexões é o de se perguntar não somente pelo estatuto científico da teologia nos séculos XII e XIII, mas também pela pos­sibilidade mesma de uma intelecção dos dados da fé, ou da revelação. Se, com Pedro Abelardo, a teologia adquire no século XII o status de ciência e, enquanto ciência, ela se consolidará no século XIII com a fundação das universidades e a entrada completa de Aristóteles no Ocidente latino, a relação fé e ciência não se desenrolará de maneira tão harmoniosa como se poderia imaginar. Pelo contrário, ela se intensificará e se tornará ainda mais aguda à medida que se aprofundará e se explicitará, no século XIV, o abismo que separa estes dois domínios do saber. Com efeito, esta problemática, que remonta aos primeiros séculos da era cristã, se coloca agora sobre um novo nível epistêmico mais urgente e mais desafiador ainda: como falar racionalmente, ou cientificamente, de Deus?

Abstract: These reflections aim not only at investigating the scientific statute of theology in the 12th and 13th centuries, but also the very possibility of the intellection of faith, or revelation. If, with Peter Abelard in the 12th century theology receives the status of science and, as a science, consolidates itself throughout the 13th century with the creation of universities and the complete reception of Aristotle in the Latin world, the relation between faith and science will not develop in a so harmonious way as one can imagine. On the contrary, it will intensify and become even more acute as, in the 13th century, the abyss separating these two domains of knowledge will become deeper and more explicit. In fact, this issue, which goes as far back as the first centuries of the Christian era, now appears in a more urgent and challenging epistemological way: how can one speak rationally, or scientifically, about God?

Biografia do Autor

Rogério Miranda de Almeida, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)

Professor de filosofia no programa de pós-graduação da PUCPR; professor de filosofia na FASBAM; professor de teologia no Studium Theologicum (Curitiba).

Irineu Letenski, FASBAM (Faculdade São Basílio Magno)

Doutorando em filosofia pela PUCPR, mestre em filosofia pela UFPR.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Almeida, R. M. de, & Letenski, I. (2018). CIÊNCIA E FÉ NA ALTA ESCOLÁSTICA: MEDIAÇÃO OU CONTRADIÇÃO?. Síntese: Revista De Filosofia, 45(142), 307. https://doi.org/10.20911/21769389v45n142p307/2018

Edição

Seção

Artigos