Sobre a Revista

Missão

Perspectiva Teológica, classificada como A1 no QUALIS de sua área é publicada quadrimestralmente (janeiro/abril; maio/agosto; setembro/dezembro).
Perspectiva Teológica tem como finalidade divulgar a reflexão teológica (no âmbito sistemático, bíblico e pastoral) com qualidade científica reconhecida, estando aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber científico que contribuam para o serviço da fé e o compromisso com a justiça.  Deste modo, constitui-se em instrumento a serviço da permanente atualização da teologia e esclarecimento da fé cristã frente aos problemas do mundo pós-moderno. Através de artigos temáticos e diversos oferece aos que se dedicam à  teologia auxílio para sua reflexão e debate teológico. Possibilita a seus leitores (as) subsídios para fundamentar, ao longo do tempo, a razão de sua fé e esperança (1Pd 3,15).

 

Abrangência dos artigos

Perspectiva Teológica publica artigos que abrangem as áreas: 1. Teologia da Práxis Cristã (Espiritualidade Cristã e Pluralismo Cultural e Religioso; Tendências Éticas Atuais). 2. Teologia Sistemática (Fontes Bíblicas da Tradição Cristã; Interpretação da Tradição Cristã no Horizonte Atual).



POLÍTICAS DE SEÇÃO

IN MEMORIAM

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

NOTAS E COMENTÁRIOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

LIVROS EM DESTAQUE

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RECENSÕES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

LIVROS EM PERMUTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

NOMINATA

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado

Não verificado Avaliado pelos pares

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados à  Perspectiva Teológica segue o seguinte fluxo: 1) Análise da adequação aos critérios e normas para publicação no Periódico Perspectiva Teológica, realizada pelo Editor-adjunto. Assim, são devolvidos aos autores os artigos que: a) o autor e/ou coautor (se houver) não possui a titulação de doutor requerida para uma revista QUALIS A1, com exceção de recensões, cujo tipo de texto pode ter a autoria de doutorandos e doutores; b) não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos: resumo, palavras chaves, abstract, keywords, introdução, conclusão, referências. 2) Pré-avaliação junto à  Comissão Editorial. Nessa fase, o artigo é submetido: a um aplicativo de verificação de plágio (iThenticate Plagiarism Detection Software, protegido pelas leis internacionais de direitos autorais e marca registrada), análise sobre a relevância, qualidade metodológica e científica do texto. 3) Avaliação por pares ocultos, professores especialistas nas temáticas tratadas. Os artigos são encaminhados sem a identificação do autor a dois pareceristas ad hoc da área temática específica do texto em questão e de estados diferentes ou do exterior. Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas é considerado o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES. O foco do parecer levará em consideração as dimensões teórico-crítica e metodológica do texto, avaliando-o em vista de contribuição para a produção, o avanço e a divulgação do conhecimento. O prazo para avaliação é até 30 dias. Diante de conflitos entre posições avaliativas, o artigo poderá ser enviado para outros avaliadores e/ou membros da Comissão Editorial. A decisão final sobre quaisquer conflitos e sobre a publicação do texto é reservada ao Comitê Editorial (Diretor, Editor, Editor-Adjunto) que levará em conta o conjunto do processo avaliativo e o código de conduta para normas editoriais. 4) Conclusão do processo avaliativo: o artigo uma vez aceito para a publicação e autorizado por parte do/a autor/a segue para adequação aos padrões do texto impresso.  Após tais ajustamentos o manuscrito será encaminhado ao/a autor/a para verificação final. O processo entre a submissão do artigo e o resultado final (aprovação e/ou reprovação) tende a se prolongar até 4 meses.

Se um autor desistir do processo de avaliação, após a aceitação de seu artigo sem ou com correções obrigatórias e, depois de meses submetê-lo novamente, o texto seguirá para uma nova reavaliação.

Periodicidade

Perspectiva Teológica é uma publicação quadrimestral (janeiro/abril; maio/agosto; setembro/dezembro) do Programa de Pós-graduação em Teologia da Faculdade jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE),

Política de Acesso Livre

Esta periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Maiores informações podem ser encontradas em Public Knowledge Project – Open Journal Systems

DIRETÓRIO DIADORIM

A Revista Perspectiva Teológica está registrada no Diretório Diadorim (Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras). O acesso aos artigos é aberto, imediato e sem embargos.

Maiores informações, clique aqui.

ARQUIVAMENTO 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite à s mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA NA PUBLICAÇÃO

(Atualizado – 2023)

Perspectiva Teológica,  empenhada em manter a qualidade científica de suas publicações e os padrões de ética no processo editorial, adota: 1) as Normas do Commitee on Publication ethics (COPE) contidas no Code of Conduct and best practice guidelines (http://publicationethics.org/resources/code-conduct); 2) os Padrões Internacionais para Editores do SciELO (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000100011); 3) a “Declaração de Direitos Autorais/Inexistência de Conflitos de Interesses” (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/Declaracoes); 4) a  “Licença Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY), (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), que permite a fotocópia do artigo por terceiros desde que citada a fonte (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/about/#custom-7);  5) a verificação da originalidade e ineditismo do texto utilizando o “iThenticate Plagiarism Detection Software”, protegido pelas leis internacionais de direitos autorais e marca registrada, bem como a veracidade das informações dos autores registradas no ato da submissão e 6) os elementos éticos de publicação contidos no tópico, condições para submissão.  (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/about/submissions#authorGuidelines).

Os envolvidos no processo editorial, editores, autores, pareceristas e revisores devem zelar pelos princípios da clareza, objetividade, senso crítico, rigor científico, honestidade intelectual, pontualidade na entrega dos trabalhos nos prazos requeridos e pelos valores éticos da gentileza e do respeito mútuo.

Confidencialidade Editorial

Responsabilidades do Editor e da Comissão Editorial

  • Manter atualizada a política editorial e as normas para publicação na revista, assegurando a eficácia dos seus diferentes processos e as solicitações das bases indexadoras;
  • Acompanhar o processo de submissão/avaliação dos artigos e os procedimentos adotados no Processo de Avaliação por Pares (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/about/#peerReviewProcess).
  • Selecionar pareceristas externos devidamente qualificados e orientá-los/as sobre o que se espera do processo de avaliação por pares ocultos (Double Blind Peer Review): a) o foco do parecer deve levar em consideração, as dimensões teórico-crítica e metodológica e a contribuição do manuscrito para o avanço e a divulgação do conhecimento; b) a decisão final sobre quaisquer conflitos e sobre a publicação ou não do texto é reservada à Equipe Editorial, informações contidas nas “Instruções aos Autores” (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/about/submissions#authorGuidelines) e c) o artigo a ser avaliado deve ser tratado com confidencialidade. Estas informações estão descritas no Formulário de Avaliação.
  • Proteger a identidade dos pareceristas.
  • Assegurar o cumprimento dos procedimentos adotados para avaliação dos manuscritos, informações contidas no documento Instruções aos Autores, item 1, “Processo de Avaliação por Pares” (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/about/submissions#authorGuidelines).
  • Responder com prontidão as sugestões e solicitações de autores, leitores e membros do comitê da revista.
  • Adotar ações que são de direito contra qualquer forma de apropriação indevida do trabalho intelectual e problemas relacionados com os artigos já publicados (ver processo de identificação de má conduta, errata/retratação).

Responsabilidades dos/as autores/as

  • Submeter o texto de acordo com os critérios exigidos nas “Instruções aos Autores” (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/about/submissions#authorGuidelines). Junto à submissão, o documento da Declaração de Direitos Autorais e de Inexistência de conflito de interesses assinado (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/announcement/view/19).
  • Responsabilizar-se pela veracidade das afirmações, opiniões, declarações contidas no artigo. Ademais, pela garantia da originalidade, conforme indicado nas “Instruções aos Autores” (https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/about/submissions#authorGuidelines).
  • Comunicar aos Editores, a função que cada autor exerceu ao longo da pesquisa, quando a mesma foi realizada em coautoria.
  • Zelar pela troca de correspondência com os Editores, quando necessário, através dos seguintes contatos: editor.pt@faje.asav.org.br ou através dos campos reservados na própria página da submissão, no espaço “Comentários para o Editor”.
  • Declarar as fontes de apoio financeiro.
  • Aprovar ou rejeitar as sugestões dos avaliadores para o aprimoramento do texto, e comunicá-las ao Editor.
  • Estar ciente que o autor deve ceder à Perspectiva Teológica o direito de publicar seus trabalhos de forma impressa e eletrônica, incluindo-os nos índices e bases de dados nacionais e internacionais, pelo fato da revistaaderir à licença Creative Commons 4.0 (CC BY).
  • Notificar aos editores possíveis imprecisões, erros e/ou pontos problemáticos relacionados ao conteúdo do artigo submetido e/ou publicado, cooperando para que seja feita uma retratação pelo autor (em caso de plágio e/ou dados falsos) e uma errata pelo Editor. 

Responsabilidades dos/as pareceristas ad hoc

  • Subsidiar o Comitê Editorial nas decisões relativas aos artigos submetidos.
  • Arbitrar sobre a qualidade científica dos textos através de pareceres fundamentados, claros e objetivos e indicar reformulações quando necessárias em vista do aprimoramento dos textos.
  • Zelar pelo cumprimento/pontualidade do prazo para avaliação (15 dias). Na impossibilidade de cumprir o prazo estipulado, comunicar imediatamente ao Editor.
  • Assegurar a confidencialidade da avaliação e não utilizar inadequadamente o material recebido.
  • Notificar ao Editor os casos de violação de direitos autorais e/ou de plágio.

Processo de identificação de má conduta, errata/retratação

Para a correção de problemas éticos relacionados ao artigo e/ou outro documento do Periódico são utilizados os seguintes procedimentos.

Em casos de plágio

Seguindo as orientações do COPE, quando há comprovação de publicação duplicada ou redundante (importante), pelo Editor e/ou o parecerista que avaliou o artigo, o autor é solicitado a dar esclarecimentos. Caso seja comprovado por culpa e/ou o erro não intencionado, devido à falta de clareza das Instruções aos Autores, ou inexperiência do autor, o artigo é recusado com a devida explicação da postura da revista e do comportamento esperado no futuro. Se não há resposta por parte do autor, o Editor pode contactar a Instituição onde ele trabalha, informando aos seus superiores a solução tomada pela equipe editorial. Os pareceristas também são notificados da solução. Em caso de menor importância de similaridade textual, o autor é solicitado a referenciar as obras originais ou eliminar a similaridade. Dá-se o prosseguimento da avaliação. Informação disponível no link: https://publicationethics.org/files/All_Flowcharts_Spanish_0.pdf.

Para o teste de similaridade textual a Equipe adota o softwar iThenticate Plagiarism Detection; AntiPlagiarist.

Publicação de Errata

Conforme instruções do SciELO, quando constatados erros no artigo ou outro documento já publicado que não o invalidem, o Editor fará uma errata informando as correções e/ou inclusões de partes do documento. A versão online do periódico traz a data de correção e o link para a errata impressa. O texto deve conter: o número do DOI do documento que possui erro e demais informações a critério do Editor com o link url do artigo com erro.

(http://www.scielo.org/local/File/Guia_para_o_registro_e_publicacao_de_Errata.pdf).

Retratação

Diante da identificação de um problema em artigo publicado na revista, baseando-se no modelo SciELO, “Guia para o registro e publicação de retratação” (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf), é preciso proceder com o registro e a publicação de retratação. O texto a ser retratado deve ser apresentado pelos responsáveis com as justificativas, contendo os dados básicos (título, autor, afiliação e resumo). Ele não será “suprimido do veículo onde foi originalmente publicado”, no entanto, trará no sumário a expressão “Artigo Retratado”. O PDF do artigo terá tarjas de marca d”água com a expressão “Artigo Retratado”. Esse processo é acompanhado pela Equipe Editorial, a Comissão Editorial e a validação de alguns membros do Conselho Editorial.

.

Plágio

Os aplicativos adotados para verificação de similaridade textual são: o iThenticate Plagiarism Detection Software, protegido pelas leis internacionais de direitos autorais e marca registrada, ACNP, CopySpider.

Qualis

A Perspectiva Teológica esta classificada como A1 no QUALIS de sua área (Filosofia – Teologia)

DOI - Digital Object Identifier

O prefixo do DOI da Revista Perspectiva Teológica e dos demais periódicos da FAJE é 10.20911/.

O numero DOI para Perspectiva Teologica foi definido da seguinte forma:

Prefixo, ISSN da versão eletrônica, volume, Numero da publicação, pagina inicial do artigo e o ano corrente.

EX: ( 10.20911/21768757v48n.1p11/2016).

Ficha Catalográfica

 

P467

 Perspectiva Teológica / Departamento de Teologia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. – v.1, n.1 (1969). - Belo Horizonte: FAJE, 1969-.

 Quadrimestral
ISSN 2176-8757 – versão eletrônica
ISSN 0102-4469 – versão impressa
 

1. Teologia dogmática - Periódicos.  2. Práxis cristã - Periódicos.
I. Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Departamento de Teologia. III. Título

CDU: 2(05)

Normalização em Perspectiva Teológica (Citações e Referências Bibliográficas)

CITAÇÕES

As citações diretas (textuais) curtas (até três linhas) devem ser feitas no próprio texto entre aspas duplas. As citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em parágrafo específico com recuo de 2 cm em fonte regular tamanho 11, com entrelinha simples e com o espaço de uma linha em relação ao texto anterior e posterior.

NOTAS DE REFERÊNCIA

Deverão ser digitadas no próprio texto, entre parênteses, seguindo a lógica “sobrenome, ano e página”. Caso haja dois autores com o mesmo sobrenome, acrescente-se a abreviatura do nome. Caso haja mais de uma obra do mesmo ano e do mesmo autor, o ano seja seguido de letras sequenciais do alfabeto. No final do texto, apresente as referências completas.

Ex.: (MIRANDA, 2010, p. 37).

(BOFF, C., 2013, p. 45)

(BOFF, L., 2003a, p. 76)

(BOFF, L., 2003b, p. 105)

NOTAS EXPLICATIVAS

As notas explicativas devem ser evitadas, mas caso sejam relevantes para um maior esclarecimento, a digitação será abaixo. Elas são separadas do texto por uma linha de 5 cm, com entrelinha simples, fonte tamanho 10 e sem espaço entre uma nota e outra. Sejam alinhadas pela primeira palavra, deixando o número em destaque.

Exemplo:

1 Rm 9, 24-29 se situa na primeira parte da Carta aos Romanos (1,18-11,36), na seção 9-11, no final do primeiro movimento da argumentação destes três capítulos (9,6-29).

REFERÊNCIAS

Para a elaboração das referências seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As referências de obras efetivamente utilizadas aparecem em lista única no final do artigo, digitadas em fonte 11 pt, com entrelinhas simples. No fim de cada referência deixar uma linha em branco; em ordem alfabética de sobrenome. Os exemplos são meramente ilustrativos:

(1)     De livro de um só autor; até três autores; mais de três autores de instituição:

ABADIE, P. Des héros peu ordinaires: théologie et histoire dans le livre des Juges. 6. ed. Paris: Cerf, 2011.

SKA, J.-L.; SONNET, J.-P.; WÉNIN, A. L”analyse narrative des récits de l”Ancien Testament. Paris: Cerf, 1999.

FARMER, W. R. Et Al. (ED.). Comentário Bíblico Internacional. Estella: Verbo Divino, 1999.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1979.

(2)     De parte de uma obra com autores diferentes; e com o mesmo autor (obs.: digitar seis caracteres underline).

 LONGACRE, R. E. Wegatal Forms in Biblical Hebrew Prose. In: BERGEN, R. D. (Ed.). Biblical Hebrew and Discourse Linguistics. Dallas: Summer Institute of Linguistics, 1994, p. 50-98.

LONGACRE, R. E. Weqatal Forms in Biblical Hebrew Prose. In: ______. (Ed.). Biblical Hebrew and Discourse Linguistics. Dallas: Summer Institute of Linguistics, 1994, p. 50-98.

(3)     De artigo de periódico:

BLENKINSOPP, J. Structure and Style in Judges 13-16. Journal of Biblical Literature, London, v. 82, n. 1, p. 65-76, mar./jun. 1963.

(4)     De artigo da internet:

VALENSIN, A. Immanence. Revista Cartazes, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 14-32, 2006. Disponível em: <http://www.archive.org/stream/dictionnaire/2up>. Acesso em: 20 jun.

(5)     De verbete de dicionário ou citação de um volume de coleção: os verbetes em alfabeto não latino deverão ser transliterados em alfabeto latino.

BRAUN, H. Poieõ. In: KITTEL, G.; FRIEDRICH, G. (Ed.). Theologisches Wörterbuch zum Neuen Testament. Stuttgart: W. Kohlhammer, 1979. v. 6, p. 456-483.

(6)     Monografias, dissertações e teses:

SANGUINETTI, C. La funzione retorica e teologica di Romani 9 nel contesto della sezione 9-11. 2005. Tese (Doutorado em Teologia) – Pontificia Universita  della Santa Croce, Roma, 2005.

(7)     Trabalhos apresentados em congressos ou outros eventos acadêmicos:

SOUSA, P. J. N. Leitura econômica, ecológica e teológica de Ap 18,9-20. In: SIMPÓSIO NACIONAL FILOSÓFICO-TEOLÓGICO, 8., 2012, Belo Horizonte. Que fazemos com a Terra que Deus nos confiou? Filosofia, Teologia e Consciência Planetária. Belo Horizonte: FAJE, 2012. 1 CD. ISSN 2176-1337.

(8)     Citação de resenha ou recensão:

RUIZ DE COPEGUI, J. A. A flor impossível: salmos e cantos de esperança. São Paulo: Loyola, 1978. 134 p. Recensão de: LIBANIO, J. B. Síntese, Belo Horizonte, v. 5, n. 13, p. 161-162, abr./jun. 1978.

Retratação

Diante da identificação de um problema em artigo publicado na revista, baseando-se no modelo SciELO, é preciso proceder com o registro e a publicação de retratação. O texto a ser retratado deve ser apresentado pelos responsáveis com as justificativas, contendo os dados básicos (título, autor, afiliação e resumo). Ele não será “suprimido do veículo onde foi originalmente publicado”, no entanto, trará no sumário a expressão “[Artigo Retratado]”. O PDF do artigo terá tarjas de marca d”água com a expressão “Artigo Retratado”. Esse processo é acompanhado pela Equipe editorial, a Comissão Editorial e a validação de alguns membros do Conselho Editorial.

Licença Creative Common 4.0 International (CC BY)

Perspectiva Teológica  adere a uma Licença Creative Commons  Internacional (CC BY 4.0).Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.

 Licença Creative Commons

Assinaturas

Solicitação ou renovação da assinatura da revista

Entre em contato por Correio, e-mail ou fax com o setor de assinaturas da Revista Perspectiva Teológica.

Endereço: Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Bairro Planalto – Belo Horizonte, MG – Brasil – CEP: 31720-300.

E-mail: assinaturas@faje.asav.org.br

Fax: (exterior do Brasil: 0055) 31 3115-7098

Dados para efetivação da assinatura:

Nome pessoal ou da Instituição:

Endereço:

Bairro:

Cidade e Estado:

País (se a assinatura for internacional):

CEP:

E-mail (indispensável para que lhe seja concedido o acesso à  versão eletrônica):

Telefone:

Formas de pagamento

Assinaturas no Brasil:

1 – Por depósito bancário (enviar cópia do recibo por carta, e-mail ou fax)

Banco: 341, Itaú S/A

Agência: 0689 Pampulha

Conta corrente: 00314-3

Titular: Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social.

2 – Por cheque nominal à Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social (enviar à  Assinaturas – Perspectiva Teológica, no endereço indicado acima).

Para assinaturas no exterior só há uma forma possível:

Depósito bancário (enviando-nos por carta, e-mail ou fax uma cópia do recibo)

Banco: Ligabank Nürnberg

Agência: BLZ 75090300

Endereço da Agência: Vordere Sterngasse 32 – 90402 Nürnberg, Germany

Conta: 5115582

IBAN Number/code: DE 61 75 09 03 00 00 05 11 55 82

BIC/Swiftcode: GENODEF1MO5

Titular: Jesuitenmission

Endereço do titular: Königstrasse 64 – 90402 Nürnberg, Germany.

Qual è il costo dell’abbonamento annuale?

In Brasile: R$ 90,00

No exterior: €$ 65,00

Aquisição de números avulsos:

No Brasil: R$ 30,00

Exterior: €$ 30,00

Permutas

A Revista Perspectiva Teologica mantém contato com diversas instituições nacionais e internacionais através de acordos de permutas e intercâmbios. Atualmente possui permutas com 192 periódicos presentes em mais de 39 países da América do Norte , América Central, América do Sul, Europa, África e Ásia. Desta forma esta publicação tem sido divulgada em instituições de renome no Brasil e no exterior.

Indexadores

A Revista Perspectiva teológica é indexada em  importantes bases de dados nacionais e internacionais , algumas delas oferecem acesso aos 1) textos completosPeriodicos CapesSEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas); Sumários.orgEZB: Elektronische ZeitschriftenbibliothekHSH: Hochschule Hannover; Outras, por serem especializadas, oferecem acesso as 2) bases  bibliográficas  ATLA ( American Theological Library Association), Chicago, USA;  ATLA CPLI  ( Atla Catholic Periodical Literature Index ) - publicado por The Catholic Library Association, Haverford, Pennsylvannia, USA; Ementas dos artigos, dentro das respectivas especialidades, aparecem em  NTA (New Testament Abstracts), publicados pela Weston Jesuit School of Theology, Cambridge, Mass., USA e OTA ( Old Testament Abstracts), publicação de The Catholic Biblical Association, Washington, D. C., USA; CLASE. Citas Latino-Americanas en Sociología, Economía y Humanismo, publicado pelo Centro de Información Científica y Humanística, da Universidad Nacional Autónoma, México, DF;

A Perspectiva Teologica é Indexada também em 3)  Catálogos Coletivos Nacionais e Internacionais:  IBICT CCN (Catalogo Coletivo Nacional do Brasil); ACNP (Catalogo Coletivo da Universidade de Bolonha) ; COPAC (Catálogo coletivo do Reino Unido);RERO (Réseau des Bibliothèques de Suisse Occidentale) Seriunam (Catalogo Hemerográfico Nacional do Mexico); SWISSBIB (information scientifique en Suisse); WorldCat/OCLC (Catalogo Coletivo mundial)  em 4) Catálogos  de Bibliotecas no exterior, com link para textos completos tais como:  Bibliothekssystem Universität HamburgHEIDI (Katalog fur die Bibliotheken der Universitat Heidelberg);  Sudoc.aes.fr; Staatsbibliothek Zu Berlin, em 5)  Catálogos  de Bibliotecas no exterior com acessos referenciais: Bibliotheksverbund Bayern; Universitat Tubingen; BSB: Bayerische Staatsbibliothek; Georg: The Library Of Georgetown University; 6)  e em outros Catálogos,   Ohio; Tyndale House Biblical Weblink; Academic Resource Index; ZDB; 7) Diretórios: Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de  América Latina, el Caribe, España y Portugal (México); Dialnet (Universidad de La Rioja (España).;  Diretório Acadêmico do Google; 8) Indices: BIBLAT(Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM); Index Religiosus: International Bibliography of Theology, Church History and Religious Studies.

Backup da revista

O backup dos periódicos é realizado de dois modos: o primeiro consiste em um serviço contratado pelo servidor que realiza um backup diário de todo o site e o segundo um backup mensal que é realizado manualmente pela equipe de TI da Faculdade Jesuíta.

Pareceristas e Revisores AD HOC

 Alex Villas Boas Oliveira Mariano
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR, Curitiba, PR, Brasil

Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma
Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Álvaro Luiz Montenegro Valls 
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil

Antônio Manzatto
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil

Bernardeth Caero Bustillos
Leopold-Franzens-Universität Innsbruck, Aústria

Boris Agustín Nef Ulloa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil

Carlos Alberto Motta Cunha
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, Belo Horizonte, MG, Brasil

Carlos Ribeiro Caldas Filho
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Carlos Schickendantz
Universidad Alberto Hurtado, Santiago, Chile

Carlos Sérgio Viana
Faculdade Católica de Mato Grosso, Várzea Grande , MT, Brasil

Cássio Murilo Dias da Silva
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS, Porto Alegre, RS, Brasil

César Kuzma, PPGT
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, RJ, Brasil

Claudete Beise Ulrich
Faculdade Unida de Vitória, Vitória, ES, Brasil

Cleto Caliman, PPGT
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Domingos Salgado de Sousa
Faculdade de Letras da Universidade de Nanzan, Japão

Eduardo Rodrigues da Cruz, PPGCR
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil

Eileen FitzGerard
Universidad Católica Boliviana, Cochabama, Bolívia

Elias Wolff
Pontifícia Universidade Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, Curitiba, PR, Brasil

Gabino Uribarri Bilbao
Universidad Comillas, Madrid, Espanha

Gilbraz de Souza Aragão, PPGT
Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, Recife, PE, Brasil

Gonzalo Villagrán Medina
Facultad de Teología de Granada, Granada, Espanha

Irineu Rabuske
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS, Porto Alegre, RS, Brasil

Isidoro Mazzarolo, PPGT
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, Rio de Janeiro, RJ,  Brasil

Jean Richard Lopes
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, Belo Horizonte, MG, Brasil

João Manuel Correia Rodrigues Duque
Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Jorge Costadoat 
Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile

Leonardo Agostini Fernandes
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC- RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Lúcio Álvaro Marques, Depto. de Filosofia 
Faculdade Arquidiocesana de Mariana, Mariana, MG, Brasil

Manfredo Araújo de Oliveira
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Marcial Maçaneiro
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP,  Brasil

Marco Heleno Barreto, Depto. de Filosofia,
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, Belo Horizonte, MG, Brasil

Maria Inês de Castro Millen
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

María Marcela Mazzini, PPGT,
Pontificia Universidad Católica Argentina, Buenos Aires, Argentina,

Matias Martinho Lenz
Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Nilo Ribeiro Junior – Depto de Filosofia
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, Belo Horizonte, MG, Brasil

Olga Consuelo Vélez Caro
Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, PPGCR,  
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, Campinas, SP, Brasil

Pedro Trigo
Universidad Católica Andrés Bello de Caracas, Venezuela

Rafael Luciani
Escuela de Teología y Ministerio del Boston College, Massachusetts, United States

Stefanie Knauss Villanova 
Villanova University, Pennsylvania, United States

Thierry-Marie Courau
Institut Catholique de Paris, Paris, França

Walter Ferreira Salles
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

 

DESIGN DA CAPA

Capa (logo): A trama de fundo, um dos elementos da logo da Companhia de Jesus, mostra a interligação de um corpo apostólico universal. O conjunto de sinais sobre a trama, as quatro setas em ângulos diferentes convergindo para o centro da figura, que por sua vez forma uma cruz, diz da missão do revista - estar aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso e a outros campos do saber científico que contribuam para o serviço da fé e o compromisso com a justiça. O título Perspectiva Teológica em letras vinho, expressa um dos valores da Companhia – “tradição”.  

Projeto Gráfico: Érica Rodrigues da Silva

POLÍTICA DE TAXAS PARA PROCESSAMENTO DE ARTIGOS

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos e nem taxa de submissão.

HISTÓRICO DA PERSPECTIVA TEOLÓGICA

(Atualizada em 2022)

A revista é editada pelo Departamento de Pós-Graduação de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (PPGT-FAJE, Belo Horizonte). A versão impressa (ISSN 0102-4469) é publicada, regular e ininterruptamente, desde 1969, tendo, portanto, tem 53 anos de existência. Desde 2008, a revista é editada também em versão eletrônica (ISSN 21768757), e disponibiliza de forma integral todos os seus fascículos. “A história da quinquagenária Perspectiva Teológicaem caráter didático, pode ser dividida em 3 fases. A primeira, data de sua criação em 1969, no ano em que a Faculdade de Teologia Cristo Rei, de São Leopoldo (RS), completou seu vigésimo aniversário de funcionamento como faculdade e se associou à então recém-criada Universidade do Vale do Rio dos Sinos.  A segunda, teve início em 1982, ano em que a Faculdade de Teologia se instalou em Belo Horizonte”. Nesse ano ela já recebeu a nova capa (2ª). A terceira fase ganhou novos impulsos, nos anos 90, com a busca ininterrupta de qualidade, indexação em bases de dados, bibliográficas, diretórios, índices e com o aprimoramento de questões técnicas (3ª capa). (Cf.: SUREKI, L. C. “Perspectiva Teológica”: 50 anos de reflexão teológica e compromisso eclesial. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 51, n. 3, p. 15-43, set./dez. 2019. Suplemento https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/4253.

Em 2015 ingressou na coleção The Emerging Sources Citation Index (ESCI).

Em 2016 implantou o DOI (Digital Object Identifier).

Em meados de 2017, houve a disponibilização de todo conteúdo de pesquisa no site, nos idiomas português, inglês e espanhol e a revista ganhou a 4ª capa “que é a expressão externa de mudanças também internas. Estas dizem respeito à firme decisão da equipe de redação e dos professores do Departamento de Teologia de consolidar os passos dados, inserindo-se resolutamente no exigente processo de qualidade e adaptação do periódico com vistas a implementar as exigências da Capes-periódicos; a buscar a indexação em plataformas referenciais de citações científicas internacionais e, assim, de apresentar-se como um periódico renomado da área” (SUREKI, 2019, p. 19). Foi classificada com o estrato QUALIS A1 e ingressou nas coleções    ARTS & HUMANITIES CITATION INDEX ( (AHCI),  DIADORIM, DOAJ.

Em 2018 obteve vários êxitos em suas indexações nacionais e internacionais, foi indexada na Base de Dados WEB OF SCIENCE - Arts &, Humanities, no índice: Open Academic Journals Index – OAJI.NET; no Portal Livre, no Portal  OASISBRPortal Brasileiro de Periodicos Cientificos em acesso aberto, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT). Foi indexada no Catálogo Coletivo SUNCAT, no Catálogo de pesquisas on-line Global Resources Network, e na Scopus, a maior base de citação do mundo. Ainda em 2018, os artigos passaram a adotar o ORCID (Connecting Research and Researchers). De acordo com estudos bibliométricos e sociométricos da produção científica de 1969 a 2019/1, a revista “é o primeiro periódico científico vinculado a um Programa  de Pós-Graduação em Teologia  de confissão católica, no Brasil,  e o segundo  mais  antigo do país”. Conferir: VILLAS BOAS, A.; SERRATO, A. C.; ZDZIARSKI, A. D.; CRUZ, J. A. W. Perspectiva Teológica: memória, identidade e fronteiras. Estudo bibliométrico e sociométrico da produção científica de 1969 a 2019.1. p. 73. Disponível em: <https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/4246/4308>. 

Em 2020, o periódico foi indexado na coleção SciELO Brasil.

Em 2021, começamos a publicar a versão eletrônica dos artigos selecionados pela equipe, tanto em português quanto em inglês.

Em 2022, todo o conteúdo do site foi disponibilizado em mais dois idiomas, italiano e francês.

.