Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos devem ser inéditos e originais e não estar sendo avaliados por outros periódicos. A autoria e a coautoria (se houver) é reservada somente a doutores/as.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
    Como fazer.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

(Revisada e atualizada - 2023) 

A Perspectiva Teológica, classificada como A1 no Qualis Periódicos de sua área (Teologia e Ciências da Religião), publica artigos originais, recensões e notas bibliográficas. A originalidade diz respeito: a) uma abordagem nova de determinada temática e desconhecida ao público leitor; b) que o artigo não tenha sido publicado em outro periódico. A autoria e a coautoria (se houver) é reservada somente a doutores/as, com exceção dos outros tipos de textos, que podem ser de doutorandos e pessoas com mérito reconhecido. Os textos podem ser enviados em português, espanhol, inglês, francês e italiano.

1) PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

  • O processo de avaliação dos artigos submetidos à Perspectiva Teológica segue o seguinte fluxo: 1) Pré-análise da adequação aos critérios para publicação realizada pela Editora Adjunta. Assim, é devolvido o artigo que: a) o/a autor/a e o/a coautor/a (se houver) não possuir a titulação de doutor requerida para uma revista QUALIS A1, com exceção de recensões, cujo tipo de texto pode ter a autoria de doutorandos e pessoas com mérito reconhecido; b) não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos: resumo, palavras-chave (abstract, keywords), introdução, conclusão, referências. 2) Pré-avaliação junto à Comissão Editorial. Nessa fase, o artigo é submetido a aplicativos de verificação de similaridade textual com o conteúdo existente na internet (iThenticate Plagiarism Detection, AntiPlagiarist – ACNP; CopySpider) e análise sobre a relevância, qualidade metodológica e científica do texto pela Comissão Editorial. 3) A Perspectiva Teológica adota o processo de avaliação por pares ocultos. O artigo é encaminhado sem a identificação do autor a dois pareceristas ad hoc da área temática do texto. Para a seleção dos pareceristas é considerado o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES. O foco do parecer levará em consideração as dimensões teórico-crítica e metodológica do texto, avaliando-o em vista de contribuição para o avanço e a divulgação do conhecimento. O prazo para avaliação é até 20 dias. Diante de conflitos entre posições avaliativas, o artigo poderá ser enviado para outros avaliadores e/ou membros da Comissão Editorial. A decisão final sobre quaisquer conflitos e sobre a publicação do texto é reservada ao Comitê Editorial (Editor, Editora-Adjunta, Editores Associados) que levará em conta o conjunto do processo avaliativo e o código de conduta para normas editoriais. 4) Conclusão do processo avaliativo: o artigo uma vez aceito para a publicação e autorizado pelo/a autor/a, segue para adequação aos padrões do texto impresso.  Após tais ajustamentos o manuscrito será encaminhado ao/a autor/a para verificação final. O processo entre a submissão do artigo e o resultado final (aprovação e/ou reprovação) tende a se prolongar até 5 meses.

  • Se um/a/ autor/a desistir do processo de avaliação, após a aceitação de seu artigo sem ou com correções obrigatórias e, depois de meses submetê-lo novamente, o texto seguirá para uma nova avaliação.

2) PROCESSO EDITORIAL

Submissão

  • O cadastro na página eletrônica da revista e posterior acesso deverá ser feito por meio de login e senha, acessando uma conta existente ou registrando uma nova conta. Em caso de dúvidas seguir as orientações disponíveis no MANUAL PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS, disponível no link: <http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/Manuais>.
  • É obrigatório o preenchimento de todos os campos dos metadados da submissão relativos às informações sobre: autoria, coautoria (se houver), contato, biografia (titulação maior, vínculo profissional, país de origem e o ORCID (Connecting Research and Researchers). Ele é o identificador digital do autor. O cadastro é simples e imediato, basta entrar no endereço https://orcid.org/register​  e preencher os campos solicitados.

Condições para submissão

  • O artigo deve ter o mínimo de 14 e o máximo de 20 laudas (aproximadamente entre 50.000 a 70.000 caracteres com espaços), contando com a lista de referências. A recensão de 3 a 4 laudas (aproximadamente entre 12.000 a 14.000 caracteres sem espaço) e a nota bibliográfica com 1 (uma) lauda (aproximadamente 4.000 caracteres sem espaço).

  • O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word, fonte Times New Roman, 12 pt, espaçamento simples. Fontes gregas ou hebraicas podem ser utilizadas, desde que transliteradas entre parênteses. Solicitamos o envio do arquivo acompanhado dessas fontes. A Perspectiva Teológica não publica ilustrações.
     

Apresentação do texto

Elementos pré-textuais

  • Título/subtítulo: caixa alta, alinhado à esquerda, não-itálico, negrito, tamanho 12.
  • Título/subtítulo em inglês: letras minúsculas, alinhado à esquerda, itálico, tamanho 12.
  • Resumo em língua vernácula (de 100 a 150 palavras, espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 11). Três a cinco palavras-chave separadas por ponto.
  • Resumo em inglês/Abstract (de 100 a 150 palavras, espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 11). Três a cinco palavras-chave em inglês/keywords separadas por ponto.

Elementos textuais

  • O texto deve conter Introdução (sem numeração). Itens e subitens do desenvolvimento com a lógica sequencial de numerais arábicos: 1; 1.1; 1.2; 1.2.1; 1.2.2; etc. Conclusão (sem numeração).
  • As citações no corpo do texto e em notas de rodapé seguem o formato (SOBRENOME, ano, página)Exemplo: (AQUINO JÚNIOR, 2019, p. 37).
  • Citações diretas curtas (até três linhas) devem ser feitas no próprio texto entre aspas duplas.
  • Citação com mais de três linhas: parágrafo específico, recuo de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 11, entrelinha simples, espaço de uma linha em relação ao texto anterior e posterior, seguida da referência (LYSAUGHT; McCARTHY, 2018, p. 17).

Elementos pós-textuais

  • As referências bibliográficas devem ser listadas por ordem alfabética, sem nenhuma subdivisão e seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O autor deve informar somente as obras que foram utilizadas no corpo do texto, que devem ser digitadas em fonte 11 pt e com espaçamento simples.
  • As siglas utilizadas no texto têm que ser listadas antes das referências. Exemplo:
    FT  =   Fratelli tutti

Orientações para apresentação dos textos

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12; espaçamento simples; parágrafo: recuo de 1,25; margens: esquerda 3cm, superior 3cm, direita 2cm, inferior 2cm.
  • Textos para a seção Recensão (3 páginas) e Notas Bibliográficas (1 [uma] página):  de doutores, doutorandos e professores/pesquisadores com mérito reconhecido.
  • Notas explicativas: são separadas do texto por uma linha de 5 cm, com entrelinha simples, fonte tamanho 10 e sem espaço entre uma nota e outra. Sejam alinhadas pela primeira palavra, deixando o número em destaque.

Referências bibliográficas

  • Obras do mesmo autor, mesmo ano: devem ser seguidas de letras sequenciais do alfabeto. (TOV, 2012a, p. 45); (TOV, 2012b, p. 15).
  • Livros de um só autor; três autores; mais de três autores
    ABADIE, P. Des héros peu ordinaires: théologie et histoire dans le livre des Juges. 6. ed. Paris: Cerf, 2011.
    SKA, J.-L.; SONNET, J.-P.; WÉNIN, A. L’analyse narrative des récits de l’Ancien Testament. Paris: Cerf, 1999.
    FARMER, W. R. Et Al. (Ed.). Comentário Bíblico Internacional. Estella: Verbo Divino, 1999.
    CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1979.
  • Periódico
    BLENKINSOPP, J. Structure and Style in Judges 13-16. Journal of Biblical Literature, London, v. 82, n. 1, p. 65-76, Mar./June. 1963.

    Documentos em meio eletrônico

  • Site
    FRANCISCO, Papa. Exhortación apostólica postsinodal Querida Amazonia (2020). Disponible en: https://www.vatican.va/content/francesco/es/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20200202_querida-amazonia.html. Acceso en:
    VALENSIN, A. Immanence. Revista Cartazes, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 14-32, 2006. Disponível em: http://www.archive.org/stream/dictionnaire/2up. Acesso em: 20 jun. 2015.

  • E-book (que não possui paginação ou tem sua numeração variável)
    GARCIA RUBIO, Alfonso. O encontro com Jesus Cristo vivo. São Paulo: Paulinas 2016. E-book.

  • E-book disponível online
    SEDGWICK, Sally. Fundamentação da metafísica dos costumes. Petrópolis: Vozes, 2017. E-book. Disponível em: http://www.biblioteca.asav.org.br/biblioteca_s/acesso_login.php?cod_acervo_acessibilidade=5042842&acesso=aHR0cHM6Ly9taWRkbGV3 YXJlLWJ2LmFtNC5jb20uYnIvU1NPL3VuaXNpbm9zLzk3ODg1MzI2NTQ0N DE=&label=acesso%20restrito. Acesso em: 02 mar. 2020.

  • Youtube
    OLIVEIRA, C. M. R. O humanismo em Henrique Cláudio de Lima Vaz. [Belo Horizonte]: [s.n.], 29 nov. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=20&v=9R9076EqDBE&feature=emb_title. Acesso: 02 mar. 2020.

  • Podcast
    HANNAH Arendt e a vida ativa. [Belo Horizonte]: [s.n.], 2019. Podcast. Disponível em: https://soundcloud.com/passoapensar/hannah-arendt-e-a-vida-ativa. Acesso: 02 mar. 2020.

  • Instagram
    SALGADO, Sebastião. State of Mato Grosso, Brazil - 2005. [S. l.], 5 maio 2018. Instagram: @sebastiaosalgadooficial. Disponível em: https://www.instagram.com/ p/BiZu17fjxM1/. Acesso em: 17 dez. 2018.

  • Verbete de dicionário
    BRAUN, H. Poieõ. In: KITTEL, G.; FRIEDRICH, G. (Ed.). Theologisches Wörterbuch zum Neuen Testament. Stuttgart: W. Kohlhammer, 1979. v. 6, p. 456-483.

  • Dissertações e teses
    SANGUINETTI, C. La funzione retorica e teologica di Romani 9 nel contesto della sezione 9-11. 2005. Tese (Doutorado em Teologia) – Pontificia Università della Santa Croce, Roma, 2005

  • Trabalhos apresentados em congressos
    SOUSA, P. J. N. Leitura econômica, ecológica e teológica de Ap 18,9-20. In: SIMPÓSIO NACIONAL FILOSÓFICO-TEOLÓGICO, 8, 2012, Belo Horizonte. Que fazemos com a Terra que Deus nos confiou? Filosofia, Teologia e Consciência Planetária. Belo Horizonte: FAJE, 2012. 1 CD. ISSN 2176-1337.

  • Recensão
    LOHFINK, Gerhard. Jesus de Nazaré. O que ele queria? Quem ele era? Petrópolis: Vozes, 2015. Recensão de: KONINGS, Johan. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 48, n. 1, p. 186-192, jan./abril 2016.

  • Cabeçalho de recensão e nota bibliográfica
    RAVASI, Gianfranco: A Narrativa do céu: as histórias, as ideias e os personagens do Antigo Testamento. v. 1. Trad. do italiano de 1995 por Suely Mendes Brazão. São Paulo: Paulinas, 1999. 295 p., 21 X 14 cm. ISBN 85-356-0245-2.

3) RECENSÕES E NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
Aceitamos recensões e notas bibliográficas de doutores, doutorandos e professores/pesquisadores com mérito reconhecido. Elas devem ter entre 9.000 e 15.000 caracteres com espaço e as notas bibliográficas, entre 2.500 e 5.000.

4) INDICAÇÃO DE FINANCIAMENTO
Os autores que recebem apoio financeiro para pesquisa e cujos artigos foram aprovados para publicação, deverão apresentar os devidos reconhecimentos em uma nota final a ser inserida após a lista de referências bibliográficas.

5) DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Após a aprovação do artigo, os autores deverão encaminhar a Declaração de Direitos Autorais e de Inexistência de Conflito de Interesses, cujo modelo está disponível no link: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/Declaracoes.

6) POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para: outras finalidades ou a terceiros.

7) CONDUTA NA PUBLICAÇÃO
Questões referentes à conduta na publicação: conferir a Declaração de ética e código de conduta na publicação, disponível em:
https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/about/#custom-0.

8) CREATIVE COMMONS
Perspectiva Teológica adere à licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0). Desta forma, fica expressa a permissão para que outros compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.

9) INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  • Em artigo de coautoria, cada autor/a deve assumir a responsabilidade da parte que desenvolveu no trabalho. Em caso de aprovação do manuscrito, os autores deverão indicar no final do texto, após a lista das referências bibliográficas, qual foi a contribuição de cada um. 
  • Se o/a autor/a desejar publicar o artigo em outro idioma, uma vez aprovado, o custo da tradução será dele. 
  • O/A autor/a deverá considerar o prazo de 1(um) ano de uma publicação para a outra, caso queira submeter novo artigo.
  • Não aceitamos trabalhos já publicados em outros idiomas.
  • Serão aceitos artigos resultados de apresentações realizadas em congressos, simpósios. Uma vez aprovados, o/a autor/a deixará especificada a origem da divulgação em nota de rodapé.
  • Serão aceitos artigos oriundos de teses. Uma vez aprovados, o autor deixará especificado em nota de rodapé todos os dados referentes ao original.
  • Os documentos assinados, afirmações, opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores.
  • Os/As autores/as cujos artigos foram aprovados receberão 1 (um) exemplar da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Contato para Suporte Técnico

Suporte - Rafael Patrick de Souza