CONSTRUÇÕES IMAGINÁRIAS SOBRE A CATEGORIA “GÊNERO” NO CONTEXTO DO CONSERVADORISMO POLÍTICO RELIGIOSO NO BRASIL DOS ANOS 2010
DOI:
https://doi.org/10.20911/21768757v49n2p253/2017Resumo
As transformações no campo político, com a presença mais ativa de grupos religiosos atuantes em reação a pautas que ampliam direitos de mulheres e da população LGBTI, são marcas do Brasil nos anos 2000. Um dos mais expresÂsivos casos relacionados a esta dinâmica é a construção imaginária dos grupos religiosos conservadores em torno da categoria “gênero”, resultante na criação da noção de “ideologia de gênero”, como inimiga a ser combatida no campo político, e é o objeto deste estudo. Para isto, será desenvolvida inicialmente uma revisão da compreensão de “gênero” como categoria científica analítica e das políticas públicas que provocaram a emergência de movimentos religiosos reacionários. Em um segundo momento se discutirá a criação da noção de “ideologia de gênero” e sua propagação, com base no conceito de construção do imaginário coletivo pela linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do texto submetido, os autores deverão encaminhar uma carta de direitos autorais assinada, cujo modelo se encontra na guia "Declarações" no topo do site da revista.